O Anime Friends teve sua 15ª edição nos dias 7, 8 e 9 de julho deste ano em São Paulo e em casa nova, no Transamerica Expo Center. O evento, primeiramente criado para contemplar fãs de anime e cultura pop japonesa, ganha proporções maiores a cada ano e, apesar do foco ainda ser o Japão, a presença de outros ícones da cultura nerd em geral só vem crescendo.
Fomos surpreendidos este ano com um evento em processo de repaginação sem perder suas raízes. Shows com bandas orientais responsáveis por famosos hits de Animes famosos, estandes e muitas atrações em um espaço mais atrativo e confortável. Traremos aqui duas visões do evento, a de quem nunca havia participado e a de um antigo visitante:
“É com muita vergonha que, este que vos escreve, com 31 anos nas costas, nunca havia comparecido nesse evento, mas como dizem, a primeira vez a gente nunca esquece. Posso dizer: foi inesquecível! Além da variedade de atrações e de stands, estar num ambiente onde a cada passo você pode encontrar um Cavaleiro de Ouro das Doze Casas, ou a Sakura, ou até mesmo o Coringa (em qualquer evento nerd tem uma versão do Heath Ledger, desde 2008), é algo sensacional e extremamente prazeroso. Há uma certa sensação de liberdade em saber que ali ninguém te julgará pelos gostos excêntricos ou por ser cosplayer, e isso você sente ao colocar os pés dentro do evento e sentir a energia positiva da multidão. Claro, nem tudo são flores em grandes eventos, pois filas existem até para ir ao banheiro, mas nada que cantar Pegasus Fantasy acompanhado da Orquestra Sinfônica de Cubatão não resolva.”
Por: Thiago Ubaldo
“Já perdi as contas da quantidade de edições que estive presente e sempre achei a feira um grande e esperado evento, ao qual passo meses em contagem regressiva. Acho até que eventos assim são mais interessantes e divertidos que grandes Comic Cons espalhadas por aí. Eventos assim são mais raiz e menos “nutella” onde colocam poucas grandes atrações a vista para que o visitante ocupe seus olhares com os melhores e piores Cosplayers do evento. Além de gastar muito do seu dinheiro com coisas que ele jamais utilizará, eu mesmo vivo comprando toucas e barbas medievais que nunca saíram da gaveta. O evento, há anos passa por uma desconfiança e boatos de que esta será a última edição, mas felizmente para a Yamato Cultural (organizadora da feira) e para os visitantes, o novo local está aprovado. O único ponto negativo fica por conta das enormes filas na entrada, afinal, quem espera para entrar está perdendo um tempo e aproveitamento melhor do evento.”
Por: Sergio Vasconcelos
Um dos destaques foi o estande do Tokusatsu.com.br, espaço reservado para seriados de super-heróis japoneses. Com grande variedade de itens como os capacetes de Jaspion e Jiraiya (o ator Takumi Tsutsui, que interpretou o herói estava no evento e fez questão de visitar o espaço), além de armaduras completas como a de Black Kamen Rider, Metalder, entre outros. O stand foi sem dúvidas o de maior sucesso do evento, transformando o pequeno espaço num verdadeiro formigueiro e ponto de encontro dos melhores cosplays do evento!
Por: Equipe Bondcast