0

Nós Fomos – Anime Friends 2023, 20 anos

Evento de cultura pop Japonesa faz 20 anos e continua incrível!

20 anos! Acredita? 20 longos anos se passaram desde que o Anime Friends começou e muita coisa mudou desde lá.

Posso começar descrevendo mudanças nos locais do evento, saindo de apertados corredores de escolas e universidades onde os otakus se acotovelavam, passando pela horrorosa (mas nostalgica) parte dos fundos de um shopping igualmente horroroso, encontrando sua primeira casa entre quartéis e aviões, tentando a sorte no chiquérrimo Transamérica até, finalmente, encontrar um lugar que parece ter sido feito para o Anime Friends; O lugar onde mora o samba!

Curioso dizer que um evento de cultura pop japonesa combina com o Anhembi e, por mais estranho que possa parecer, foi exatamente o que aconteceu! Dizem que japoneses adoram sambar… Deve ser por isso.

Mudou-se também a organização, até 2017, Yamato comandava o evento; A partir de 2018, Maru Division. Neste quesito, pouco se nota, apesar de haver uma clara sensação de maior profissionalismo nos últimos anos, o evento não tinha cara de “amador” (sobretudo nos últimos anos) sob comando da Yamato. Acredito que a roupagem mais séria da Maru, se dá mais pela concorrência da CCXP que de qualquer outro fator.

Também mudou o público, antes, a cada passo no evento, encontrava um amigo. Hoje, 20 anos depois, encontro mais os filhos dos meus amigos do que eles mesmos.

Mas certas coisas não mudam… O público ainda leva seus cartazes para fazer perguntas infames sobre animes e mangás (afinal, quel é mais forte? Shaka ou Saga?) e até hoje, não consegui terminar uma AF sem ver o bom e velho trenzinho…

Não muda nunca a sensação de estar em família. O Anime Friends tem um poder incrível de me fazer sentir em casa, de me teletransportar para a sala da casa dos meus pais, no início dos anos 90, onde, com meus amigos, assistia Jaspion, Jiraiya, Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball.

A inacreditável vontade de comprar coisas que não preciso continua também, e parece ser algo impregnado ao evento. Ainda que as lojas sejam um pouco mais elitizadas que antigamente e com um toque muito mais americanizado que antes, ainda não resisto a um action figure de um anime, um mangá qualquer que nunca ouvi falar e que será meu xodó no ano que vem, uma Coca-Cola com sabor esquisito, e às lindíssimas espadas ninja.

Não mudam, ou pouco mudam, os artistas, seja do Artists Alley, ou mesmo dos palcos e Meet and Greets, eles parecem se revezar a cada 2 ou 3 anos. Isso pode até soar ruim para quem nunca foi ao evento mas no fundo faz com que, a cada ano que passa, você sinta que aqueles artistas estão ali para viver e curtir a Anime Friends com o público e não só para trabalhar.

Neste ano, pra meu deleite, YUYU20 voltou, Larissa Tassi voltou, Yumi Matsuzawa e Ricardo Cruz, o Jiraiya (Takumi Tsutsui) voltou, a Lady Diana (Makoto Sumikawa) e o próprio Spielvan (Hiroshi Watari, que também foi o Sharivan),a Anri (Kiyomi Tsukada) de Jaspion e a Change Phoenix (Mai Oishi) também estavam por aqui. Confesso que senti falta do nosso velho e bom Akira Kushida… Quem sabem em 2024

Como digo há anos por aqui, eu amo o Anime Friends. Ainda acho que ela é um evento muito mais paulistano (não se esqueça que somos a maior colônia japonesa fora do japão do mundo!) que qualquer Experiência enlatada dos super-heróis americanos. Então AF, siga mudando sem nunca se esqueçer de suas origens…

E até 2024! (ou até a Ressaca Friends)

Bondcast

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *