Vamos deixar claro: a Netflix vem produzindo webséries e filmes de qualidades espetaculares desde obras como House of Cards e Beasts of no Nation. Dentro catálogo de comédia, a nova série de humor se destaca por sua pitoresca desventura zumbi.
A trama de Santa Clarita Diet é simples, mas eficiente. Sheila (Drew Barrymore) e Joel (Timothy Olyphant), um simpático casal de corretores de imóveis e sua filha adolescente rebelde (Liv Hewson), têm suas vidas transformadas quando, inexplicavelmente, Sheila começa a se transformar em morta viva devoradora de carne humana – a diferença é que a personalidade e a aparência de Sheila não mudam, sua transformação é (aparentemente) “apenas” no apetite. O grande trunfo da série é não se levar a sério, abrindo portas para explorar comportamentos sociais e escapismos de forma hilária.
O roteiro é despretensioso e divertidamente amarrado à atmosfera ilusória, criando uma harmonia ideal entre o sobrenatural e o real. A história fica ainda mais interessante quando nos identificamos com os medos e inseguranças dos personagens, que aparecem (hora sutilmente, hora escancaradamente) para criar profundidade e carga dramática (mesmo que superficialmente).
A série se apóia completamente nos personagens de Barrymore e Olyphant, que merecem o devido destaque – suas performances estão engraçadíssimas e caricatas. O companheirismo e a cumplicidade dos protagonistas são, de fato, a espinha dorsal dessa alegoria de zumbi. Vale dizer que todos os personagens da série são, cada um a seu modo, tragicômicos – adicionando boas doses de humor e loucura.
O ritmo leve e dinâmico é medidamente misturado com todos os exageros: sangue, gore, palavrões e situações improváveis. A violência é irônica e propositalmente cartunesca, ainda que em vários momentos seja muito real. Desde situações extremas que cercam os personagens (por mais bizarras que sejam) até os momentos de amorosidade, Santa Clarita Diet é deleitosamente divertida de se acompanhar.
A série é perfeita? Não! Há piadas fora de hora, passagens pouco relevantes à narrativa e o tema pode não agradar a todos. Mas o importante aqui é o valor da família. Quando enfrentamos uma situação absurda, nós conseguimos lutar contra nossa ética e orgulho para ajudar aqueles que amamos? E por mais que tudo seja caricato demais, há uma beleza por trás de todos os exageros.
Com apenas dez episódios de aproximadamente trinta minutos, Santa Clarita Diet é entretenimento garantido para quem não se incomoda com cenas nojentas e repulsivas, porém cômicas. Resta agora torcer para que a qualidade dessa temporada se estenda para a próxima.
Por: Luis Vinicius Melione
Estreia no Brasil: 3 de Fevereiro de 2017
Direção: Ken Kwapis, Marc Buckland, Ruben Fleischer e Tamra Davis
Duração: 283 minutos
País: Eua